Sinapro/SC defende o cumprimento das Diretrizes da ABAP em concorrências privadas

As Diretrizes da ABAP, lançadas em 2011 e publicadas no site da entidade servem para as agências que participam dos processos de concorrência e para auxiliar o anunciante na hora de preparar a sua escolha.

09/04/2013

(09/04/13)

Com base na notícia veiculada na mídia especializada catarinense durante a semana passada, o Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina - Sinapro/SC -  por meio de sua presidente, Rosa Senra Estrella manifesta a surpresa pela participação de agências catarinenses na seleção intitulada “Desafio”, da Angra Construção.

O método aplicado pela empresa não segue as recomendações das Diretrizes Para a Seleção de Agências de Publicidade, da Associação Brasileira de Propaganda  - ABAP - que embasa as boas práticas de mercado.   “As regras estão postas para o bem dos negócios que envolvem agências e anunciantes e o processo em questão não reconhece a importância de um parceiro estratégico como é o de comunicação para o sucesso de um produto, serviço ou marca”, afirma a presidente do Sinapro/SC. O Sindicato prepara a versão estadual dessas orientações nacionais em um manual que deverá ser lançado ainda em 2013.

As Diretrizes da ABAP, lançadas em 2011 e publicadas no site da entidade servem para as agências que participam dos processos de concorrência e para auxiliar o anunciante na hora de preparar a sua escolha. Desde a tentativa de manter a relação com a atual agência, até a criteriosa observação das cláusulas do contrato em vigor e o comunicado prévio para quem o atende, assim como a estratégia de divulgação para a mídia cabe ao anunciante no processo. As agências, por sua vez, podem fazer uso da Entidade Depositária da ABAP para guardar os layouts apresentados ao anunciante, o que garante maior segurança às partes na concorrência. 

As agências devem ser remuneradas e terem seus direitos autorais preservados no processo. “Estamos em contato com a Angra Construções para oferecer esse suporte de conhecimento porque somente com a informação e a comunicação entre os agentes do setor é que poderemos construir as melhores e mais duradouras relações em nosso mercado”, afirma Rosa Senra Estrella. O presidente da ABAP, Luiz Lara é quem assina o texto introdutório ao documento disponível no site da entidade sobre o assunto: “A seleção, a escolha e a manutenção de uma agência exercem papel fundamental no processo de promoção da empresa cliente e de suas marcas, para consolidar seu posicionamento no mercado e aumentar a sua lucratividade final.”

Christiane Santoro Balbys
Jornalista
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Twitter: @chrisBalbys

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