José Bohner é cidadão chapecoense

Um dos pioneiros da radiodifusão de Santa Catarina foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Chapecó. Radiodifusão dedicou sua vida e trajetória profissional à região oeste.

04/03/2011

A Câmara de Vereadores, atendendo proposição de Mário Tomasi e com aval dos demais vereadores, concedeu no dia 03 de março, o Título de Cidadão Honorário à José Francisco Muller Bohner – diretor presidente da Rádio Sociedade Oeste Catarinense (Rádio Chapecó). Prefeito José Cláudio Caramori, o secretário de Estado João Rodrigues, presidente da ACAERT Pedro Peiter foram, entre outras, algumas autoridades presentes à sessão solene.

O vereador Mário Tomasi, que propôs o título a José Bohner, destacou que essa homenagem merecia uma solenidade especial como a que ocorreu. O prefeito José Caramori destacou a importância da família Bohner para a cidade de Chapecó e Pedro Peiter lembrou que José Bohner começou muito cedo no ramo da radiodifusão, sendo um dos pioneiros em Santa Catarina.

Para o homenageado, o título oferecido e entregue fará com que se dedique ainda mais à cidade de Chapecó, onde realizou e realiza todos os seus empreendimentos. “Não consigo me ver em outro lugar”, resumiu José Bohner. O presidente da Câmara, Itamar Agnoletto lembrou sua passagem pela Rádio Chapecó, onde atuou por cinco anos que ajudaram a moldar o seu caráter através de recomendações e ensinamentos que recebeu.

A ACAERT parabeniza o radiodifusor e sua família por esta honraria que orgulha a radiodifusão catarinense.

- Histórico
JOSÉ FRANCISCO MÜLLER BOHNER - ZECA BOHNER, COMO É CONHECIDO, NASCEU EM IJUÍ, NO RIO GRANDE DO SUL, EM TRÊS DE MARÇO DO ANO DE HUM MIL NOVECENTOS E QUARENTA E NOVE, FILHO DE FRANCISCO NORBERTO E AUGUSTA BOHNER. CASAL QUE NO ANO DE HUM MIL NOVECENTOS E CINQUENTA E QUATRO, ADQUIRIU E ASSUMIU O CONTROLE ACIONÁRIO E DIREÇÃO DA RÁDIO SOCIEDADE OESTE CATARINENSE LTDA, OCASIÃO EM QUE VIERAM RESIDIR EM CHAPECÓ, JUNTAMENTE COM SUA FAMÍLIA. NA ÉPOCA, JOSÉ FRANCISCO TINHA CINCO ANOS DE IDADE, E INICIOU SEUS ESTUDOS NO COLÉGIO BOM PASTOR, POSTERIORMENTE FEZ O TÉCNICO CONTÁBIL NO COLÉGIO SÃO FRANCISCO. DESDE OS NOVE ANOS DE IDADE, VIVENCIAVA O DIA A DIA DE UMA EMISSORA DE RÁDIO, PASSANDO POR TODOS OS SETORES. COM APENAS DEZ ANOS DE IDADE JÁ SABIA TODAS AS FUNÇÕES DA MESA DE SOM, O QUE POSSIBILITOU ASSUMIR A SONOPLASTIA DA EMISSORA. AOS QUATORZE ANOS DE IDADE, INICIOU SUAS ATIVIDADES NO MICROFONE. EM HUM MIL NOVECENTOS E SESSENTA E QUATRO, APRESENTAVA O PROGRAMA "NO MUNDO D O OUVINTE". PARALELAMENTE AO TRABALHO DA COMUNICAÇÃO, ACOMPANHAVA O TÉCNICO DA EMISSORA NA REVISÃO E NO CONSERTO DOS TRANSMISSORES E EQUIPAMENTOS DO ESTÚDIO, O QUE LHE DÁ HOJE A CONDIÇÃO DE REALIZAR A MANUTENÇÃO DAS EMISSORAS AM/FM. NO RÁDIO, SÓ NÃO PASSOU PELO DEPARTAMENTO DE ESPORTES. POR UM LONGO PERÍODO, APRESENTOU O PROGRAMA "CLUBE DA AMIZADE", SUCESSO DO RÁDIO QUE ABRANGIA TODA A REGIÃO, SENDO CAMPEÃO EM RECEBIMENTO DE CARTAS. EM HUM MIL NOVECENTOS E SETENTA E DOIS, COM A MORTE PREMATURA DE SEU PAI FRANCISCO NORBERTO BOHNER, ZECA BOHNER ASSUMIU A DIREÇÃO DA RÁDIO SOCIEDADE OESTE CATARINENSE, ONDAS MÉDIAS, NA ÉPOCA COM 1000 WATTS DE POTÊNCIA, CONHECIDA TRADICIONALMENTE COMO RÁDIO CHAPECÓ, SENDO O MAIS JOVEM DIRETOR DE RÁDIO DO BRASIL. FOI ESTA A PRIMEIRA EMISSORA A CONTRATAR JORNALISTAS FORMADOS PARA INTEGRAR A EQUIPE DE NOTÍCIAS. EM JANEIRO DE HUM MIL NOVECENTOS E SETENTA E TRÊS, CASOU-SE COM MARILISA MOROSO, FORMANDO ASSIM A FAMÍLIA COM OS FILHOS , FRANCISCO NETO E DÉBORA CRISTINA. EM HUM MIL NOVECENTOS E SETENTA E CINCO, IMPLANTOU O NOVO SISTEMA IRRADIANTE DA EMISSORA AM, NO BAIRRO PALMITAL, AUMENTANDO A SUA POTÊNCIA PARA 5000 WATTS.

NO ANO DE HUM MIL NOVECENTOS E OITENTA E TRÊS, INSTALOU E COLOCOU EM FUNCIONAMENTO OPERACIONAL A RÁDIO CHAPECÓ FM. EM DOIS MIL E QUATRO, RECONSTRUIU O SISTEMA IRRADIANTE DA RÁDIO CHAPECÓ AM, COM INVESTIMENTOS EM NOVOS EQUIPAMENTOS DE TRANSMISSÃO, SINTONIA E ANTENA, PASSANDO A OPERAR COM 10.000 WATTS DE POTÊNCIA. PARTICIPOU DE INÚMEROS CONGRESSOS E SEMINÁRIOS DESTINADOS AO RAMO DA RADIODIFUSÃO, EM SUA TRAJETÓRIA DE VIDA. NA DIREÇÃO DA EMISSORA HÁ TRINTA E CINCO ANOS, HOJE CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE SEU FILHO FRANCISCO NORBERTO BOHNER NETO, ESTE SENDO JÁ DA TERCEIRA GERAÇÃO A ASSUMIR A DIREÇÃO DA EMPRESA, E COM O APOIO DE APROXIMANDAMENTE TRINTA COLABORADORES DIRETOS. COMO PROFISSIONAL QUE É, CONTA COM A SIMPATIA E CONSIDERAÇÃO DOS COLEGAS RADIODIFUSORES, EM RAZÃO DO SEU PROFUNDO CONHECIMENTO TÉCNICO E ADMINISTRATIVO NO SEGMENTO DE RADIODIFUSÃO.

Fonte: Rádio Chapecó


Radiodifusor recebe a honraria



Últimas notícias