NOTA DE FALECIMENTO

Com pesar, a ACAERT comunica o falecimento do comendador Amilton Martins Lisboa, vice-presidente Regional Oeste da entidade

19/01/2010

A ACAERT comunica com pesar o falecimento do comendador AMILTON MARTINS LISBOA, vice-presidente Regional Oeste da entidade e diretor comercial da Rádio Chapecó ocorrido na madrugada do dia 19/01.

O jornalista morreu vítima de infarto, em sua residência. Era casado com a senhora Walmira Adam Lisboa, com quem teve três filhos –  José Danilo Lisboa, Darcilo Wilibaldo Adam Lisboa e Cíntia Regina Adam Lisboa.

O corpo do comendador foi enterrado no cemitério Jardim do Éden, em Chapecó.

AMILTON MARTINS LISBOA
Nascimento: 17/10/1933
Falecimento: 19/01/2010

Iniciou sua atividade profissional como radialista em 1957 na Rádio Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul. Em fevereiro de 1960, passou a atuar profissionalmente na Rádio Chapecó, onde permaneceu até seu último dia de vida, exercendo a atividade de Diretor Comercial.

Nestes mais de 50 anos ocupou as funções de locutor, apresentador, repórter, noticiarista, redator- chefe e diretor comercial, além de outras atividades de grande importância para a radiodifusão chapecoense.

Teve participação ativa em diversas atividades sociais de Chapecó, entre elas, foi integrante do Lions Club de Chapecó, vice-presidente da Sociedade de Erradicação de Analfabetismo, (antigo Mobral), membro da diretoria de ação social Diocesana, presidente do Clube Recreativo Chapecoense, presidente da Asberi- Associação Sul Brasileira de Emissoras de Rádio Independentes, hoje integrada a Acaert. Foi agraciado com o título de comendador da Radiodifusão em Santa Catarina.

Atualmente, com 76 anos de idade, além da direção comercial da Rádio Sociedade Oeste Catarinense, liderava a presidência do Aeroclube de Chapecó e a vice-presidência da Regional 06 da ACAERT.

HISTÓRICO:

Filho de família de agricultores no interior do município onde viveu até os 12 anos, com trabalhos nas atividades agrícolas da família. Com 07 ano de idade iniciou sua alfabetização em escolas municipais, distante de sua residência cerca de 6à 8 Km, feitos diariamente a pé, muitas vezes, descalço.

Aos 12 anos passou a residir em casa de parentes na cidade de Palmeira das Missões, estudando no Colégio Estadual Cacique Inhanguirú e trabalhando na oficina mecânica de seus primos para completar sua subsistência. Concluiu ali o curso primário, até a 5ª série, hoje equivalente ao ensino fundamental.

Aos 15 anos matriculou-se no Curso Técnico de Contabilidade na escola profissional Borges do Canto, ali concluindo sua formação.

Aos 18 anos prestou serviço militar na cidade de Santiago, RS.

Aos 19 anos de idade, iniciou sua atividade independente com uma casa de comércio no Estilo, para atendimento das necessidades da população do interior.

1954, contraiu matrimônio com Walmira Adam Lisboa, de cujo casamento foram gerados os filhos José Danilo Lisboa, Darcilo Wilibaldo Adam Lisboa e Cíntia Regina Adam Lisboa.

1957, iniciou sua atividade no Rádio, como locutor, redator e repórter da Rádio Palmeira, integrante da rede de emissoras Sul Brasil com sede em Erechim.

Em 1960, a convite do Sr. Francisco Norberto Bohner, iniciou sua atividade profissional em Santa Catarina, como locutor, redator e apresentador na Rádio Chapecó.

Em julho de 1961, passou a gerenciar a Raio Caçanjuré em Caçador.

Em novembro de 1962, foi convidado para dirigir a nova emissora na cidade de Lages, radiodifusora Santa Catarina, permanecendo lá até agosto de 1964, quando retornou a Chapecó, continuando sua atividade profissional na Rádio Chapecó, onde está até hoje. Inicialmente como profissional contratado, nas funções de redator e apresentador. Hoje integra o quadro associativo da emissora, exercendo a Direção Comercial da Emissora.

Seu registro profissional na FENAJ – FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS, conforme Decreto lei n.º 91902/85 que regulamentou os jornalistas em plena atividade por mais 5 anos. Série do registro 00031-JP. Sindicato dos Jornalistas em Santa Catarina, matrícula sindical tem o n.º 0010.

No Lions Clube Chapecó Centro, com a presidência do Sr. Altair Wagner, foi iniciado. Entidade a qual exerceu os cargos de Mestre de Cerimônia, secretário, Presidente do Comitê Assessor, Presidente e finalmente editor  da Revista The Lions na Governadoria do Sr. Victorino Zollet, editada a cores, pela primeira vez em Chapecó.

Participou ativamente da CERAC – Campanha de Erradicação ao Analfabetismo em Chapecó, entidade que resultou como idéia básica para a criação do Mobral.

Integrante da diretoria da Sociedade Amigos de Chapecó – SAC- em 1967, entidade criada para a realização da 1ª EFAPI, exercendo a função de Presidente da Comissão de Propaganda da Feira, até sua quarta edição.

Membro Da Direção da Ação Social Diocesana, desenvolvida na cidade pelas Irmãs Franciscanas de Cristo Rei, todas elas de origem italiana, a serviço de atendimento a família Carentes.

Foi fundador e primeiro Presidente da AIRA, Associação Independente de Emissoras de Rádio, congregando empresas e profissionais do ramo em Chapecó, sendo hoje vice- presidente da Acaert  - 6ª Região.

Foi sócio Fundador do Clube de Imprensa, entidade associativa que visava o congraçamento da Classe em Chapecó e Região.

Como Radialista, Jornalista e radio Difusor: Participou ativamente, de todos os movimentos visando o desenvolvimento na região.

Fundador da ASBERI – Associação Sul Brasileira de Emissora de Radio independentes. Tendo exercido a 3º presidência da Entidade.

Hoje: Estava na presidência do Clube Recreativo Chapecoense, cargo para o qual foi reeleito, para o bienio 2007/2009.

Foi presidente da Comissão Central Organizadora de 12º Congresso Catarinense de Emissoras de Radio e Televisão Acaert, realizado em Chapecó.

Foi agraciado com o destaque no grau de Comendador no 11º Congresso de Radiodifusão realizado em Florianópolis, em reconhecimento pelos serviços prestados à Radiodifusão Catarinense. Foi editor – redator do antigo jornal Folha do Oeste e da Revista Celeiro, ambos fora de circulação.


Comendador Amilton Martins Lisboa, personagem da Radiodifusão de Santa Catarina

Últimas notícias