Últimos dias para inscrição no Congresso da ABERT

(07/08) Restam apenas 10 dias para se inscrever no principal evento da radiodifusão no Brasil que acontece nos dias 21 e 22 de agosto

Quem ainda não garantiu a participação no 28º Congresso Brasileiro de Radiodifusão precisa correr: as inscrições pelo site vão somente até 17 de agosto (www.28congressoabert.com.br). Após essa data, os cadastros apenas serão feitos à vista, na entrada do evento, nos dias 21 e 22 de agosto.

A programação promete dias intensos aos participantes. No dia 21, às 19h, está prevista a cerimônia de abertura com a homenagem a personalidades que se destacaram pela contribuição ao setor de radiodifusão. A solenidade, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, terá a participação do presidente Michel Temer, do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira. Um coquetel festivo encerrará o primeiro dia do Congresso da ABERT.

O dia 22 está destinado aos painéis de debates. Pela manhã, após a palestra magna “Os desafios da regulação impostos pela tecnologia” do presidente da National Association of Broadcasters (NAB), Gordon Smith, quatro painéis vão discutir as perspectivas para o rádio e a TV.

Em “TV aberta e o mundo conectado: convergência?”, Smith estará ao lado do publicitário e presidente da Lew’Lara, Luiz Lara, e do vice-presidente executivo de Assuntos Legais e Estratégicos da ONE Media 3.0, Jerald Fritz, no debate sobre a distribuição de conteúdo audiovisual para diversas plataformas, além da relação da TV aberta digital com o público e o mercado publicitário.

Já o painel “Sociedade da informação e os desafios da desinformação” reunirá o sociólogo francês Dominique Wolton, o presidente do TSE, Luiz Fux, e o diretor executivo da CBN, Ricardo Gandour, para um debate sobre a disseminação de notícias falsas como forma de influenciar decisões e monetizar negócios.

O painel “Tecnologia, programação e entretenimento a favor do rádio” terá o radialista e vocalista do Jota Quest, Rogério Flausino, e o diretor da ZY Digital, Marco Túlio, para o debate sobre o avanço da tecnologia e da internet como aliada do rádio. Eles mostrarão como as emissoras estão adequando a programação para fortalecer sua presença no mercado.

O Congresso da ABERT contará também com a presença dos jornalistas Ricardo Boechat (BandNews FM), Milton Jung (CBN) e Nilson Cesar (Jovem Pan), no painel “Rádio, uma mídia cada vez mais local e interativa. Esse é o futuro?”. A importância do rádio na interação com a sociedade e como ferramenta formadora do cidadão estará no foco das discussões.

Para ver a programação completa e fazer sua inscrição, acesse o site www.28congressoabert.org.br

Caravanas

A ABERT preparou pacotes para o radiodifusor que precisar de hospedagem em Brasília. Os radiodifusores que participarem das caravanas formadas pelas associações estaduais terão desconto na inscrição.

Para saber mais, entre em contato com (61) 9 9992.0357.

Vídeo e spot para divulgação

Para divulgar o 28º Congresso, a ABERT disponibilizou um vídeo e um spot de 30 segundos que podem ser usados gratuitamente pelas emissoras na programação.

O conteúdo fala da integração de um país de dimensões continentais proporcionada pelo rádio e pela televisão aberta, únicos meios a oferecer informações, serviço e entretenimento gratuitos.

Para fazer download do spot, clique aqui. Para baixar o vídeo em .MOV, clique aqui, para .MXF, aqui.

Migração AM/FM é tema de livro lançado no Congresso da ABERT

Os resultados de uma pesquisa sobre o impacto da migração do rádio AM para FM estão no livro “Migração do rádio AM para o FM - Avaliação de impacto e desafios frente à convergência tecnológica”, que será divulgado no 28º Congresso Brasileiro de Radiodifusão.

Durante o dia 22 de agosto, os participantes que visitarem a Sala do Radiodifusor poderão conversar com as professoras Nair Prata (UFOP) e Nélia Del Bianco (UnB/UFG), que coordenaram o estudo. Também será possível adquirir exemplares.

A pesquisa contou com a participação de emissoras de rádio de todo o país. O livro está dividido em três capítulos: o primeiro apresenta uma linha do tempo do processo de construção da política pública da migração AM/FM; o segundo é uma análise dos resultados em âmbito nacional; e, no último capítulo, 77 autores interpretam os dados de cada estado com base na formação do mercado de radiodifusão regional.

“Com este trabalho, desvelamos um rádio que se esforça nas tentativas de se reinventar, buscando novos públicos, novas formas de sustentabilidade e novos modos de sobrevivência em um ecossistema midiático em profunda reconfiguração”, afirma a professora Nélia Del Bianco.

Na Sala do Radiodifusor, os participantes ainda poderão tirar dúvidas sobre processos em andamento com representantes da ANATEL, MCTIC e ECAD.

abert 28 congresso banner 745 x 483 1

Fonte: ABERT