Maior portal de notícias do rádio lança aplicativo compatível com dispositivos Android

(16/01) A ideia do Tudo Rádio levar a mesma experiência positiva constatada pelos usuários do sistema iOS

O ano de 2019 vai ser movimentado para o meio rádio e também para o portaltudoradio.com. Vários projetos serão executados para ampliar a experiencia das rádios e dos radionautas. E a primeira novidade do ano já está no ar: Aplicativo tudoradio.com para dispositivos Android. Demorou, mas está disponível na loja Google Play o "sintonizador de rádios AM/FM" que leva a marca e a expertise do tudoradio.com. Acompanhe o que ele oferece:

App tudoradio.com no Android: Clique aqui e faça já o download em seu dispositivoUsa IOS? Clique aqui.

A ideia para o Android é levar a mesma experiência positiva constatada pelos usuários do sistema iOS: o Aplicativo tudoradio.com é leve, propositalmente possuí poucos elementos visuais para economizar os consumos de dados e bateria dos radionautas. A ideia é que o usuário tenha uma experiencia bem próxima daquela que ele possuí ao girar o dial FM ou AM de uma determinada cidade.

As rádios estão organizadas por frequência, separadas em listas. Essas listas são disponibilizadas em vários formatos: Rádios por Cidade, Rádios por Formatos / Gêneros, Rádios por Estados, Redes ao vivo, entre outras opções. A cada lista é possível fazer buscas por nome, cidade ou frequência.

A organização por frequência simula um dial FM/AM. Detalhe: na parte de Rádios por Cidade o aplicativo está totalmente integrado à sessão Dials tudoradio.com do portal, listando aquelas FMs/AMs de maior intensidade de sinal no espectro (se uma rádio tiver a sua intensidade de sinal reduzida, sai da lista. O contrário também se aplica).

Todas as listas e informações do aplicativo estão integradas ao portal tudoradio.com, ou seja, o que é atualizado no site é automaticamente disponibilizado no aplicativo para Android. Necessita de conexão com a internet.


Apresentação do aplicativo na loja Google Play

Vantagem para as emissoras de rádio e para os ouvintes

A missão do Aplicativo tudoradio.com é fortalecer o meio rádio, trazendo uma experiência positiva para os ouvintes e para as emissoras. A plataforma amplia e promove o rádio brasileiro, procurando um maior engajamento por parte da audiência (que ela leve o rádio, de forma simples e conectada, para onde preferir, além da área de cobertura offline de uma FM/AM). O que está no ar em FM ou AM, está no aplicativo.

Assim como a indexação do portal, o aplicativo tem um cuidado básico com os links de streaming ativos (com a finalidade de ampliar os acessos às emissoras), além de padronizar as suas informações com as emissoras de rádios, tendo também como base as informações da Anatel e do MCTIC para listar apenas estações regulares e oficiais. O mesmo vale para as "webrádios" (exclusivas para ambientes on-line), que necessitam passar por um filtro prévio antes de seu cadastro (com a finalidade de priorizar trabalhos sérios que contribuem para o meio rádio e para os ouvintes).

Quanto mais as rádios aperfeiçoarem a sua presença no tudoradio.com (no aplicativo e no site, indicando links de streaming exclusivos para extrair métricas ou comercializar o ambiente digital de nosso "indexador"), melhor será a experiência das estações e também para os ouvintes. E a equipe do tudoradio.com busca atender com agilidade os pedidos e solicitações enviadas pelas rádios e pelos ouvintes, através do suporte do portal.

Compatibilidade para usuários e emissoras de rádio

Na primeira versão o aplicativo, ele é compatível com praticamente todos os dispositivos Android, com destaque para os mais recentes (a partir da versão 8.0). 

Já para as rádios, nessa primeira versão, a aplicação no Android trabalha com links de streaming de servidores Icecast ou Shoutcast (AAC+ ou MP3/MPEG). Se a sua rádio não está on-line em nosso sistema e aparece uma mensagem de erro, é possível que seja necessário incluir um link nesse formato indicado. Para isso, entre em contato com o suporte via app@tudoradio.com ou suporte@tudoradio.com.


Aplicativo já instalado em um aparelho Samsung Joy, um dos modelos de entrada da fabricante / sistema operacional Android

E já estão programadas novas funções para as duas plataformas. Fique atento aos anúncios que serão realizados pelo tudoradio.com.

aplicativo tudoradio.com também está disponível para dispositivos iOS. O sistema foi desenvolvido pela empresa Delta Coding (contato@deltacoding.xyz).


Funcionalidades:

- FAVORITOS
Marque como favorita qualquer emissora de qualquer cidade, quantas você quiser. E você pode organizar a ordem das rádios adicionadas à lista. Cansou de alguma? Também pode deletar.

- RÁDIOS POR CIDADE
Mora em São Paulo, mas deseja passear pelo dial FM de Porto Alegre? Fácil! Escolha a cidade para ter acesso à lista de emissoras do local. A partir de uma rádio, você pode ir para a próxima ou a anterior, ordem organizada com base nas frequências daquela localidade.

Para se aproximar da experiência de dial FM/AM, nesta opção também estão listadas as rádios que não contam com áudio on-line, diferente das demais áreas do aplicativo.

**Conectividade**
Via Bluetooth, conecte o seu Android a um dispositivo de áudio (pode ser o rádio do seu carro, por exemplo). Para ouvir é necessário que um player de uma rádio esteja em execução. Imagine: você em Brasília, no seu carro, “girando” o dial FM do Rio de Janeiro.

- RÁDIOS POR ESTADOS
Todas as estações de um determinado estado disponíveis numa mesma tela, organizadas por sintonia FM ou AM. É muita rádio? Utilize a caixa de busca no topo: digite a frequência (ex: 100.5) ou o nome da rádio que você deseja encontrar.

- RÁDIOS POR GÊNEROS DE PROGRAMAÇÃO
Escolha um perfil de programação. Novamente as rádios estarão organizadas por sintonia. Não sabe a sintonia da rádio que você procura? Sem problemas: basta digitar o nome dela na caixa de busca.

- REDES AO VIVO
Lista de rádios das principais redes nacionais e regionais, as marcas que podem ser encontradas em mais de uma cidade. Um aviso: só serão listadas as emissoras que possuem áudio on-line.

- MAIS TUDORADIO.COM
No menu você tem acesso a notícias do portal, colunistas, entrevistas, redes sociais e também um navegador interno que integra o aplicativo com o TUDORADIO.COM.

Fonte: Tudo Rádio