SET Rádio discutirá distribuição multiplataforma, podcasts, avanço e metamorfose do rádio

(25/07) Evento será realizado no final do mês de agosto em São Paulo

O SET Expo 2019, que será realizado no final do mês de agosto em São Paulo, consolidou a quarta-feira como o "dia do rádio". Agora com o nome de SET Rádio, a data contará com uma extensa programação sobre o veículo no dia 28. Em um dos painéis dedicados ao veículo, será abordada a "Metamorfose do Rádio", em painel que contará com a palestra de integrante da NAB (associação norte-americana). Podcast, faturamento e distribuição multiplataforma estarão em discussão. O tudoradio.comacompanhará a programação e o portal é novamente media partner do SET Expo.

Transformação do rádio

No dia 28 de agosto, já a partir das 10h40 na sala 16, os congressistas acompanharão o painel "Transformação do Rádio (Metamorfose)". Na grade, a sessão indica que o rádio e seu conteúdo áudio permanecem como desejo de consumo e as várias alternativas de acesso, desde o tradicional receptor de rádio, do veicular até o da plataforma da internet como "app" e hibrido.

O painel será moderado por Eduardo Cappia, diretor EMC e conselho deliberativo SET. Terá a palestra de Skip Pizzi, profissional que é vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da NAB. A sessão ainda mostrará emissoras e o casos de sucesso com o novo formato, tendo também a mensagem de que "O rádio não perece; permanece!".

Um dos cases apresentados é o da Hot 107 FM 107.7, emissora do interior paulista. Marco Moretto, diretor da FM, também será um dos palestrantes deste painel e irá detalhar o trabalho multiplataforma realizado pela rádio, este que vai desde a cobertura especial de eventos, materiais em vídeos e até a geração de podcasts.

Serviço: Sala 12 - 09h20 às 10h40 - 28/08

Hot Session: OTT como suporte aos nove modelos de negócio

No mesmo dia, logo após o primeiro painel dedicado ao rádio, o congresso do SET Expo 2019 contará com uma hot session na sala 12, onde abordará novamente o universo de distribuição de conteúdo multiplataforma e as oportunidades de negócio que esse ambiente pode gerar. 

Nesta sessão, iniciada as 11h00 do dia 28, será exibido o case do Grupo Jovem Pan, através do painel "Como a Jovem Pan está realizando sua transformação digital?". A palestra é de Roberto Araújo, CEO do Grupo Jovem Pan. O profissional esteve recentemente em outros eventos para detalhar a situação atual da Jovem Pan, inclusive com apresentação na sede do Google (na Califórnia, Estados Unidos). 


Roberto Araújo durante a apresentação do case da Jovem Pan na sede do Google em março deste ano / Fonte: Jovem Pan

Comandada pela moderadora Daniela Souza (SVP - AD Digital e conselheira SET), a hot session também contará com as palestras de Luis Mauricio Chopard Bonilauri (managing Director at Accenture - Communications, Media & High Technology) e Tiago Lessa (head de marketing,CRM e Inteligência Globoplay). 

Serviço: Sala 12 - 11h00 às 12h20 - 28/08

"Menos interferências e mais canais no ar" 

Este é o nome da sessão que será realizada na sala 16, também no dia 28, às 11h00 (em paralelo ao Hot Session com o case da Jovem Pan). A programação contará com a moderação de Claudio Lorini, diretor da Lorini Engenharia. O tema é "O Conflito da Recepção no Dial Rádio", este que, por sinal, é tema da consulta pública, que será finalizada agora em agosto.

"As alterações no Regulamento de Radiodifusão como proposto pela Consulta Pública Anatel N. 24 de 2019, ameaçam o modelo de negócio do Rádio? Como conciliar o aumento de canais no Ar, com menos interferência, mantendo a viabilidade econômica das emissoras?", informa a programação do painel, que está entre os temas mais discutidos do setor na atualidade.

A apresentação questiona "se por um lado pode se acomodar muito mais emissoras, por outro como não 'incomodar' as atuais existentes? Área rural e regiões mais distantes dos centros urbanos podem se transformar em área de conflito receptivo".

Serviço: Sala 16 - 11h00 às 12h20 - 28/08

Podcasts

Marco Túlio, diretor da ZTDigital, vai moderar um painel sobre Podcasts a partir das 14h, também na sala 16 no dia 28. Com o tema "O Podcast Viralizou", a sessão destaca que os podcasts entraram de forma definitiva na vida das pessoas, no radar de produtores de conteúdo e na agenda do marketing, com um crescimento exponencial deste mercado. 

A ideia do painel é apresentar uma "visão geral do mercado de podcasting através de três cases, as diferentes óticas da indústria de distribuição, dos podcasters e das emissoras de rádio".

O moderador Marco Túlio também será palestrante do 25º Congresso Paranaense de Radiodifusão, programado para setembro em Curitiba (PR), tendo os Podcasts como tema de sua participação.

Serviço: Sala 16 - 14h às 15h20 - 28/08

A expansão do faturamento do rádio e podcasting

As 15h40, como encerramento da programação de rádio na sala 16 no dia 28 de agosto, Marco Túlio retorna como co-moderador da sessão que irá mostrar a expansão do faturamento do rádio e terá novamente o podcast como pauta e ferramenta importante neste processo. A moderação será feita por Rodrigo Neves, eleito recentemente como presidente da AESP e é diretor geral da Rede Bandeirantes. 

Serviço: Sala 16 - 15h40 às 17h - 28/08

O SET Expo 2019 - Serviço

O SET Expo, considerado o maior evento voltado à area de comunicação na América Latina, será realizado entre os dias 26 e 29 de agosto em São Paulo, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, zona norte da capital paulista).

O portal tudoradio.com é media partner do SET Expo 2019, assim como a Hot 107 FM 107.7 do Centro-Oeste Paulista. 

As rádios Jovem Pan News FM 620 e Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo são as emissoras oficiais do SET Expo 2019.

A abertura da feira será no dia 27 (terça-feira) e o Dia do Rádio (SET Rádio) no dia 28 (quarta-feira). Para mais informações, acesse: http://set.org.br/events/setexpo 

Fonte: Tudo Rádio