Secretaria de Educação de Joinville promove o Dia J

(06/07) Atividade faz parte da campanha “Jeito Catarinense”, criada pela ACAERT e desenvolvida nas escolas municipais, mobilizando 5 mil crianças

Dia J - Joinville

A Secretaria de Educação de Joinville promoveu neste sábado (06), na Biblioteca Pública da cidade o Dia J, ação da campanha “Jeito Catarinense”, criada pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT. O objetivo da entidade é motivar o cidadão a tomar atitudes que visem o bem coletivo no seu dia a dia, estimulando ações positivas e desencorajando ações negativas. A atividade teve como atrações contação de histórias com os temas da campanha, rap do Jeito Catarinense e exposição de trabalhos de alunos das escolas.

Estão envolvidos diretamente no “Jeito Catarinense” 5 mil alunos do 4º e 5º ano de 70 escolas da rede municipal e outros 50 mil do ensino fundamental.  Os professores receberam formação para o uso da cartilha da campanha, como material pedagógico com alunos do programa Educação Plena com aulas no contraturno escolar. A cartilha foi aplicada em conjunto com outros programas e projetos da Rede Municipal de Ensino.

A cartilha é destinada especialmente às crianças de 8 a 12 anos. O material tem quatro capítulos: O Jeito correto de tratar as pessoas, a natureza, cuidar da saúde e andar no trânsito. Também compõe a ação um cartão verde de um lado (para ações positivas), e vermelho, do outro (para ações negativas). Gentileza gera gentileza. Cartão vermelho para o fura fila, quem joga lixo no chão e desrespeita os mais velhos. O “Jeito Catarinense” é a maior campanha social já realizada em Santa Catarina. Lançada em 2018 pela ACAERT, a iniciativa vem mobilizando milhares de crianças de escolas das redes pública e privada do estado.

Em 2019, a campanha recebeu a importante parceria da Polícia Militar de Santa Catarina, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd, que adotou o material do “Jeito Catarinense” em suas atividades. Com isso, 90 mil crianças estão recebendo o conteúdo das cartilhas. 

A campanha “Jeito Catarinense” está sendo veiculada gratuitamente por emissoras de Rádio e Televisão associadas à ACAERT. No ano passado, a mídia doada ultrapassou o montante de R$ 81 milhões. Pela abrangência da mobilização, a ACAERT foi uma das premiadas do “Empresa Cidadã ADVB/SC 2019”, cuja cerimônia será realizada no dia 18 de julho, na sede da FIESC, em Florianópolis. Há 21 anos, o prêmio tem o objetivo de reconhecer as empresas catarinenses que praticam a responsabilidade social e são comprometidas com o bem-estar da sociedade.

Oçua abaixo matéria da RNA sobre o evento 

Fonte: Assessoria de Imprensa ACAERT

Áudio:

Loading the player...

Tempo: 04m00s