Rádio lança dispositivo que interfere na frequência alertar motoristas sobre ciclistas no trânsito

(12/05) Chamado de 'Safety Bike Radio' (rádio segura de bicicleta), o aparelho interfere na frequência de rádios em um raio de 30 metros ao redor do ciclista

A Isobar e a BSB Fab Lab (laboratório de inovação em Brasília), desenvolveram um dispositivo para a Rádio 98FM, de Belo Horizonte, que alerta motoristas sobre a presença de ciclistas perto do automóvel. A proposta é reduzir acidentes de trânsito, que acontecem, principalmente, quando os ciclistas estão no 'ponto cego' do motorista.

Chamado de 'Safety Bike Radio' (rádio segura de bicicleta), o aparelho interfere na frequência de rádios em um raio de 30 metros ao redor do ciclista. Mensagens pré-gravadas alertam os condutores: 'Ciclistas ao redor, mantenha uma distância segura'. O ciclista também pode gravar mensagens personalizadas ou realizar transmições.

"Usamos a tecnologia para resolver um problema recorrente não apenas no Brasil, mas no mundo todo. Se os motoristas não podem ver os ciclistas o tempo todo, agora eles podem ouvi-los", afirmou Mateus Braga, diretor-executivo de criação da Isobar, que coordenou o projeto, ao AdNews.

O laboratório também disponibilizou um tutorial para que qualquer pessoa crie seu próprio protótipo. Saiba mais no site bsbfablab.com.br/safetyradio.

 

Fonte: Acontecendo Aqui