Fatma entrega prêmio de jornalismo ambiental

(27/01) Cerimônia foi realizada nesta quinta-feira, 26, e premiou vencedores nas categorias mídia impressa, mídia eletrônica, internet e fotojornalismo

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e a Engie Brasil Energia anunciaram na noite dessa quinta-feira, 26, os vencedores da 9ª edição do Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental. O evento de premiação foi realizado em Florianópolis e reuniu mais de cem profissionais da imprensa catarinense.

Durante a cerimônia, o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick, ressaltou a importância da premiação e do estímulo ao jornalismo ambiental. "Esses trabalhos são fundamentais para promover a educação e a valorização ambiental. A sociedade passa a valorizar as causas ambientais quando a imprensa se torna parceria e divulga as diversas frentes de trabalho que buscam o cuidado com o meio ambiente", enalteceu o presidente.

Nesta edição, o prêmio teve 118 trabalhos inscritos nas categorias mídia impressa, mídia eletrônica, internet e fotojornalismo. O valor total da premiação foi de R$50.000,00. O presidente da Engie Brasil Energia, Eduardo Sattamini, falou sobre a iniciativa. “A Engie é patrocinadora do Prêmio Fatma desde a sua 1ª edição. É gratificante ver tantos trabalhos que reconhecem a importância das causas ambientais. Agradecemos a Fatma por essa parceria de tantos anos”, comentou o presidente.

Além do patrocínio da Engie Brasil Energia, o Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental contou com apoio da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), da Associação dos Diários do Interior (ADI), da Associação dos Jornais do Interior (Adjori), da Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e TV (Acaert) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina.

Vencedores estaduais

Mídia Eletrônica

2º lugar estadual  -Juciele Marta Baldissarelli Rádio Vitória AM de Videira -  Sem abelha, sem alimento.

 

1º lugar estadual - Ricardo von Dorff e Margarida Santi RBS TV de Florianópolis -  A preservação do papagaio Charão

Mídia Impressa

2º lugar estadual - Alexandre Melo, Giovani Ramos, Kássia Dalmagro, Fábio Moretto e Luiz Scharamm

 Jornal Metas - Matéria Vale das águas.

1º lugar estadual - Windson Rodrigues Prado de Moraes

Jornal Notícias do Dia de Joinville - O Lixo nosso de cada Dia

Internet

2º lugar estadual - Jacson Almeida, Júlia Pitthan, Ricardo Wolff e Maiara Santos, do Diário Catarinense online - Crime sem Castigo

1º lugar estadual - Bruna Tomé Borges e Marciano Bortolin

Diário de Notícias  - Criação de peixe de cativeiro dá uso sustentável a áreas degradadas

Fotojornalismo

2º lugar estadual - Elvis Loseiko

A Gazeta - Um salve aos nossos amigos voadores

1º lugar estadual - Luiz Eduardo Scharamm

Jornal Metas - Vale das Águas.

Fonte: FATMA (fotos Ender Monteiro/Fábrica de Comunicação e Angela Maria Cardoso)