Entidades interrompem Projeto Inter-Meios

(05/08) Segundo Abert, ABL, Abmooh, Aner e ANJ, a negativa em participar de empresas como Google e Facebook quebra “reciprocidade entre os meios”

Em carta enviada ao Grupo Meio & Mensagem, cinco entidades representativas de empresas de mídia informam que “recomendarão aos veículos a elas associados que interrompam o fornecimento das suas receitas publicitárias ao Projeto Inter-Meios”.

O texto ressalta que as signatárias reconhecem a iniciativa do Grupo M&M como uma das “mais bem sucedidas do nosso mercado, com um longo histórico de relevantes serviços prestados à transparência e profissionalismo na relação dos veículos com agências e anunciantes”.

Por outro lado, pondera que nos últimos anos (“com o advento da internet e das plataformas digitais”) o Inter-Meios foi prejudicado pela negativa em participar de “empresas globais de tecnologia, como Google e Facebook”, que passaram a captar volumes crescentes de investimento publicitário, mas não informam seu faturamento ao projeto.

De acordo com a carta, essa postura quebrou a “reciprocidade entre os meios” e tornou o modelo atual do Inter-Meios “insatisfatório”. As entidades informam ainda que estudam experiências de outros países a fim de buscar uma “solução adequada a todos os meios de comunicação e que atenda ao mercado”.

Fonte: Meio & Mensagem