Empresa responsável pelos fones que liberam FM no iPhone publica aplicativo em loja

(17/08) Com a publicação na App Store, sistema é oficialmente lançado e está disponível na loja brasileira

Em abril passado o tudoradio.com acompanhou a apresentação de fones de ouvido que prometiam liberar a sintonia de FM em aparelhos como iPhone e iPad. Dito e feito: o sistema foi testado pela equipe do portal, avaliado como funcional e de boa recepção do sinal FM. Porém o aplicativo que trabalha em conjunto com o fone estava ausente da loja de aplicativos, ainda em versão de testes, gerando dúvida sobre a comercialização da novidade. O aplicativo foi lançado e novamente testado pelo tudoradio.com. Acompanhe:

A versão oficial do aplicativo SOUNDOT (clique aqui para baixar), disponível para o público final, manteve a boa seletividade da recepção de FM e funções adicionais como memória para seis FMs favoritas, equalizador de áudio e efeitos sonoros. Na opção “Worldwide” para a região do aplicativo, a banda estendida está presente (indo a sintonia de 76.0 FM até 107.9 FM - boa notícia para a migração AM-FM em grandes centros brasileiros, que usará o FM estendido).

Conforme relatado anteriormente, o sistema consegue captar rádios que estão com intensidades médias e fracas no espectro FM, isso em centros com grande congestionamento de estações. Testes realizados em São Paulo e Curitiba pelo tudoradio.com indicaram as captações de FMs que partem com os seus sinais da região metropolitana e arredores, como sinais de Jundiaí e Mogi das Cruzes captados na região da Avenida Paulista. 


Presença do aplicativo na App Store

Os poréns

Apesar de presente em algumas versões de testes do aplicativo SOUNDOT, o recurso RDS foi retirado da última versão pré-lançamento, ação mantida após a publicação na App Store (loja de aplicativos para dispositivos da Apple). Quando presente, o RDS era embaralhado e atrapalhava o “scam” de estações. Há a expectativa de retorno do RDS em atualizações futuras.

Outro porém é o preço do fone de ouvido, valor que já era contestado nos Estados Unidos e fica mais salgado para os brasileiros devido a variação do câmbio. O preço pedido é de $79,89, mas chegou a contar com promoção que baixou o valor para $59,89. O acessório é vendido pela loja da Blackloud Inc (responsável pelo aplicativo e pelo fone).

O SOUNDOT e o fone de ouvido com FM foi apresentado pela primeira vez ao público na NAB SHOW 2018 (veja a cobertura), realizada em abril passado.


Fones conectados ao iPhone, com sintonia de rádio FM ativa / Foto: tudoradio.com

Vantagens

Além da boa seletividade do FM, o fone de ouvido também pode ser utilizado para outras mídias. Por exemplo: você pode ouvir rádio, mas também utilizar o acessório para qualquer recurso de áudio executado no iPhone ou iPad, como mensagens de voz, streaming, entre outras ações. Isso não torna o uso do fone exclusivo para ouvir rádio em FM.

Outra situação positiva e curiosa: o aplicativo se comunica com outros acessórios da Apple, como o relógio Apple Watch. É possível trocar de estações através desses outros dispositivos, desde que eles estejam sincronizados.


Apple Watch se comunicando com o aplicativo instalado no iPhone / Foto: tudoradio.com

E o iPhone?

A novidade é uma alternativa importante e uma curiosidade para quem dispõe de um iPhone e sente falta da opção de sintonizar uma rádio via FM, sem usar seu pacote de internet. Mas o aparelho não tem grande penetração no mercado brasileiro (a maioria é de dispositivos que usam Android, sistema operacional mais amigável para o rádio FM).

Entre os usuários do iPhone, o consumo de rádio via streaming já é considerável (só o aplicativo do tudoradio.com conta com mais de 35 mil unidades ativas, sistema que permite o acesso de rádios via streaming, mas com a organização do dial FM - saiba mais).

Fonte: Tudo Rádio