Congresso ACAERT – Resumo Segundo Dia (03/Julho)

(10/07) Palestras e workshops com vários temas relacionados ao Rádio

Resumo Segundo dia

Fotos: Fernando Wiladino

No segundo dia do 17º Congresso Catarinense de Rádio e TV a plenária da Abert, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, Acaert, Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão, do Minicom, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações trouxe as novidades para o setor de radiodifusão.

Na sequência, em workshop, o jornalista Fernando Martins, apresentador do programa Ligado na Cidade, líder de audiência da Rádio Jovem Pan São Paulo, destacou o desafio de fazer um programa diário de rádio “ao vivo”, o papel do jornalista na apuração da notícia e no combate das Fake News. Para ele, o radiojornalismo de serviço ainda é o que deve ser privilegiado na programação.

Paralelo, em outro workshop, a empresária Carolina Sasse defendeu que para utilizar melhor as ferramentas de mídias sociais e marketing digital, o primeiro passo é atrair e engajar a audiência. Depois, montar um plano de comercialização. “Além desse passo a passo, é preciso divulgar os resultados que colher”, reforça.

 Mais Rádio - Durante o workshop “Área Comercial e Marketing de Rádio”, Newton Gaigher, profissional com mais de 30 anos de experiência em diversas emissoras destacou o papel do vendedor moderno e mecanismos para alavancar as vendas.  Para Gaigher, a área de vendas precisa focar em ações não só de curto prazo, mas também com sondagens de opiniões e prospecção do mercado, para fidelizar os clientes.

As tendências e os desafios do mercado de comunicação e propaganda foram temas de debate em palestra do publicitário Luiz Ritton,. Pela primeira vez em Santa Catarina, o vencedor de quatro Leões de Ouro em Cannes afirmou que “entender o negócio do cliente em qualquer segmento é premissa básica para quem faz publicidade. O meio digital já entendeu isso”, acredita. Ritton afirmou que o mercado está se reinventando em uma velocidade muito maior do que imaginávamos. A plataforma de mídia tenta se adaptar a esse mercado novo. As marcas estão sempre à frente, fazendo estratégias de pesquisa. 

Já o palestrante do workshop “Programação Rádio Popular” Luiz Benite, diretor executivo da Rede Massa FM, disse, que a rádio popular é um grande supermercado. Aproveitando o tema do Congresso “Essenciais Acima de Tudo”, sobre o debate do papel do rádio e da televisão no combate às fake News, Benite destacou que a rádio popular tem muita preocupação com as notícias falsas, as chamadas fake News. Segundo Benite, o rádio tem o poder de curar a notícia.

A Lava Jato na Tela e os desafios da cobertura também foram temas da palestra apresentadoa pela repórter nacional da RPC, Rede Paranaense de Comunicação, afiliada da Rede Globo, Malu Mazza e pelo coordenador de rede da RPC, Leonardo Alves. Malu falou dos desafios de fazer uma cobertura, em rede nacional, de um tema como a Operação Lava Jato que, através da Polícia Federal apura desvios de dinheiro público desde 2014. A repórter da RPC destacou que todo o trabalho sempre foi feito em equipe.

Confira as notícias relacionadas:

- Órgãos reguladores da Radiodifusão trazem novidades para o setor durante 17º Congresso Catarinense de Rádio e TV

http://www.acaert.com.br/orgaos-reguladores-da-radiodifusao-trazem-novidades-para-o-setor-durante-17o-congresso-catarinense-de-radio-e-tv-2#.W0TZp9Uzrcs

 -Fernando Martins adverte: "Atiraram o pau no rádio mas o rádio não morreu"

http://www.acaert.com.br/palestrante-adverte-atiraram-o-pau-no-radio-mas-o-radio-nao-morreu#.W0TZ6NUzrcs

- “Futuro das emissoras de rádio passa por uma melhor gestão e conhecimento da audiência”, acredita Carolina Sasse

http://www.acaert.com.br/futuro-das-emissoras-de-radio-passa-por-uma-melhor-gestao-e-conhecimento-da-audiencia-acredita-carolina-sasse-2#.W0TaqNUzrcs

- Newton Gaigher falou sobre fidelização do cliente

http://www.acaert.com.br/newton-gaigher-falou-sobre-fidelizacao-do-cliente#.W0Ta0dUzrcs

- Publicitário Luiz Riton destacou a reinvenção do mercado

http://www.acaert.com.br/publicitario-luiz-riton-destacou-a-reinvencao-do-mercado#.W0TbDNUzrcs

- “Rádio Popular é como um grande supermercado”

http://www.acaert.com.br/radio-popular-e-como-um-grande-supermercado-2#.W0TbPtUzrcs

- Confiabilidade da informação foi essencial na cobertura da Operação Lava Jato, diz Malu Mazza

http://www.acaert.com.br/confiabilidade-da-informacao-foi-essencial-na-cobertura-da-operacao-lava-jato-diz-malu-mazza-reporter-da-rpc-2#.W0TbbNUzrcs

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa ACAERT