A era da Fake News: Será que é mesmo tudo besteira?

(20/06) Editor do New Yorker’s no Cannes Lions

Não importa de onde você vem ou qual é o seu tipo de negócio. Estamos todos no mesmo bolo e vivendo na era da Fake News e há um bombardeio diário de besteiras que invadem o nosso dia a dia.

David Remnick, editor do New Yorker’s, apresentou no palco do Cannes Lions o evento “Na Era da Fake News”, e alertou o público sobre o acúmulo de besteiras que a mídia em geral está nos oferecendo. 

Seja no mundo da propaganda, política ou show business, são várias histórias non-sense que aparecem em nossa frente todos os dias. “Você pode ser até um cara cínico e com o poder da internet das mídias sociais você pode tentar vender qualquer coisa e conquistar o que quiser”.

Donald Trump é mesmo o rei das Fake News?

Buscar a verdade por inteiro está sendo praticamente impossível porque a poluição das Fake News nos acompanha diariamente e o que podemos fazer é tentar limpar e remover as nuvens tóxicas.  Mas será que é mesmo possível eliminar todas as besteiras online?

David tentou explicar a diferença entre quem fala mentira ou besteira. O mentiroso sabe o que é a verdade enquanto quem fala besteira não está nem aí para a verdade.

De acordo com ele, Trump representa as duas faces entre a mentira e a besteira. “Os melhores tacoballs você encontra na Trump Towels”, “Eu tenho a melhor memória do Mundo”, “Climate Change é um trote dos chineses”, entre outras alegações que de acordo com David transformaram Trump no Rei das Fake News.

O universo das mídias sociais como o Facebook e o Twitter nos dão a permissão para encontrar pessoas de mente aberta que nos fazem capazes de seguir e idolatrar qualquer pessoa . David mencionou ainda que a vitória presidencial de Trump deve-se ao fato que ele foi capaz de construir um império de Fake News no Buzzfeed e através de centenas de páginas falsas na internet que captavam milhares de seguidores e que eram capazes de mencionar situações absurdas como por exemplo, Bill Clinton que encorajou Trump a concorrer pela Casa Branca.

Dificilmente escaparemos ilesos dos desafios da comunicação atual e precisamos nos proteger. O nosso maior dilema está se tornando em tentar digerir a informação com a constante dúvida: é verdade ou mentira?

David finalizou o seu seminário deixando no ar a seguinte questão: Será que a vitória de Trump foi uma consequência de sua capacidade de criar Fake News?

Fonte: Acontecendo Aqui